






O tratamento para halitose tem o objetivo a melhoria dos sintomas como melhorar a saúde e qualidade de vida.
Analisar a necessidade individual do paciente e orientá-lo em relação a higienização bucal personalizada.
Melhorar a qualidade da saliva,revendo a existência de doenças metabólicas,medicamentos que podem prejudicar a qualidade e quantidade da saliva.
Existem estimulantes salivares gustatórios, como frutas cítricas que contém ácido ascórbico, cítrico e málico, e mecânicos, como gomas de mascar sem açúcar.
Além disso, há medicamentos que estimulam o fluxo salivar.
Outro tratamento que vem sendo utilizado é o laser de baixa potência. Ele é eficaz para tratar a hiposalivação através de uma luz emitida pela radiação que atinge o tecido, penetrando-o. A luz é espalhada, atingindo o alvo terapêutico(estruturas celulares), promovendo o reparo tecidual, prevenindo infecções e melhorando a cicatrização.
É sempre importante ressaltar que a resposta ao tratamento acontece de modo individual.
Outra opção de tratamento é o TENS(Transcutaneous Eletric Nerve Stimulation). Na Odontologia, é utilizada como um alternativa para estimulação salivar de pacientes que não podem receber estimulação química.
É uma técnica que posiciona o aparelho na região das glândulas salivares maiores, tendo algumas contraindicações.
No caso de perda grave ou ausência de tecido glandular, o tratamento paliativo com salivas artificiais é o indicado. Nesse tratamento, são aplicados substitutos salivares que causam alívio temporário.
A saliva artificial pode ser utilizada em casos extremos que não respondem a medicamentos ou estimuladores. Ela promove alívio e pode ser usada sem restrições.
👉 Para mais informações, entre em contato com a Patto Odontologia e agende sua consulta:
☎️ (18)3608-5020