O termo psicossocial engloba tanto fatores inerentes ao indivíduo (como por exemplo, ansiedade, depressão), como os fatores do ambiente, que influenciam como os pacientes podem expressar a dor e/ou buscar tratamento. Esses fatores são tão diversos quanto os tipos de tratamentos existentes e medicamentos para a dor .
O jeito no qual a experiência anterior(aprendizado e memória), a cultura, e a sociedade moldam a forma como as pessoas revelam suas experiências de dor.
O mais importante é que o entendimento dos aspectos psicossociais da experiência de dor amplia as possibilidades para tratamentos baseados no biocomportamento, que podem modificar o emocional, o cognitivo e a condição comportamental de um paciente.
As DTMs ,por serem de etiologia multifatorial,esses fatores psicossociais tem um papel decisivo no planejamento do tratamento do paciente.
Especialistas estudam esses fatores em busca de um tratamento mais humanizado e objetivo ,sendo assim mais fácil de colher bons resultados no tratamento das DTMs.
👉 Para mais informações, entre em contato com a Patto Odontologia e agende a sua consulta:
☎️ (18) 3608-5020