Agosto Dourado: a importância do aleitamento materno para a vida e a saúde do bebê

Ele sacia a fome e impulsiona o viver. É, naturalmente, indispensável nos primeiros momentos da existência. O leite materno é a base da vida!🤱🍼

A recomendação mundial é de que o aleitamento seja exclusivo até o 6 meses e complementado com adição de alimentos variados até os 2 anos ou mais. O leite materno é a melhor fonte de nutrição para bebês e a forma de proteção mais econômica e eficiente para diminuir as taxas de mortalidade infantil .

O aleitamento materno protege de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias além de prevenir hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.

A amamentação pode afetar a saúde mental, de forma positiva da mãe e do bebê,visto que ela vai muito além da nutrição pois também estão sendo exercidas funções maternas fundamentais para a constituição psíquica do bebê. As próprias palavras referentes à afetividade, tais como proteção, confiança, intimidade, calor e carinho, tão importantes para o desenvolvimento emocional do bebê.

O mês de Agosto ficou conhecido como “Agosto Dourado”, cor essa relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

De acordo com a OMS e o Unicef, cerca de seis milhões de vidas são salvas por ano, graças ao aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de vida do bebê. A amamentação, além de fazer com que a criança receba os anticorpos da mãe, é um ótimo exercício para o desenvolvimento da face da criança – muito importante para que ela tenha dentes fortes, tenha uma boa respiração e desenvolva bem a fala.

O aleitamento materno traz inúmeros benefícios para mamãe e bebê! Eu apoio o Agosto Dourado e a Semana Mundial do Aleitamento Materno!

Foto de Dra. Patricie Patto

Dra. Patricie Patto

CROSP 64124